segunda-feira, 27 de agosto de 2007

12 de Outubro


- Só no dia 12 de Outubro!

- Dia das crianças?

- Não, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, conhece?

- Não é aquela dos pescadores?

- E dos pecadores também!

- Como?

- A Ave Maria, sabe... "Rogai por nós pecadores..."

- Credo, nunca gostei dos santos, eles me dão arrepios...

- É isso que o sagrado costuma fazer... bem, pelo menos costumava.

Adriana sabia que faltava pouco para o dia 12, mas ela não podia mais esperar... e por que tinha que ser no maldito dia 12? E o que a Nossa Senhora tinha a ver com isso?
O pior de tudo é que ele nem era católico!
Tanto tempo juntos e ele continuava misterioso.

- Mas me diz uma coisa, se você nem é católico, por que essa fixação com Nossa Senhora?

- Eu que lhe pergunto por que não?

- Oras, porque os santos são crenças dos católicos. Uma vez um moço falou que os santos não passavam de estátuas de barro!

- Sim, mas são estátuas de barro que são importantes não pelo material que são feitos. Olha por exemplo, essa nota de 50 reais...

- Seu louco, você rasgou ela no meio! Sabia que você era doido, mas não ao ponto de rasgar
dinheiro.

- Mas isso não era só um pedaço de papel?

- Sim, mas é um papel que vale, que você pode trocar por produtos e serviços!

- E por que disso? Já parou pra se perguntar?

- Ah, porque é assim que o dinheiro é, oras!

- É assim porque é convencionado. Porque este pedaço de papel atende padrões físicos que o tornam uma autêntica nota de 50 Reais.

Ela pensou por um instante. Aquilo fazia sentido de fato, mas o que tinha a ver com a Nossa Senhora e o dia 12?

- E a estátua?

- Posso dizer que ela atende o padrão que já tocou milhões de corações. É uma espécie de mãe dos órfãos dessa nação. Orfãos de uma mãe chamada fé.

- Mas você acredita que Maria, mãe de Jesus era santa mesmo?

- Isso eu realmente não sei, mas sei como pequenos pedaços de fé, de cantigas desafinadas, de lágrimas ao pé do altar e rezas baixinhas feitas com joelhos machucados no chão batido fizeram dela algo muito maior que uma estátua achada no rio. É agora um pedaço de cada um desses órfãos que fez dela uma mãe. É difícil aceitar o divino que vem daqueles que não tem mais nada.

- E porque só vai me dar o presente no dia 12?

- Porque se não você nunca iria me perguntar por que. E não precisa ficar triste, depois que eu colar as duas partes da nota com fita, ela vai valer 50 reais do mesmo jeito.

- Eu acho que nunca vou te entender.

E apesar de realmente não entender ela aceitou, e beijou-o. Ele pensou que era uma pena que ela não soubesse que há 15 anos atrás, ele a vira pela primeira vez numa procissão do dia 12 de Outubro.

Nenhum comentário: