segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Metalinguagem


- Que azar, hein seu Júlio?

O copo virou em cima do balcão do Bar do Jorge, que já se ocupou em encher novamente o copo de Júlio.

- Azar? Virar o copo é só o começo, depois só piora. E acaba com "uma grande luz tomou todo o recinto e nunca mais se ouviu falar neles."

- Virge Maria Seu Júlio, que que é isso que você tá falando aí moço?

- O fim Jorge, acabei de ver tudo até o fim. E tem gente que vai achar interessante.

- Credo em cruz Julião, assim você me assusta, que papo mais esquisito!

Júlio nem se levantou, com a cabeça baixa olhando para o fundo do copo recém enchido disse:

- Agora vem a parte que "um bêbado que atrapalhadamente canta o refrão de um samba que poucos lembram, mas traz ao pobre coitado que carrega uma garrafa vazia na mão alguma saudade do tempo em que era mais que um bêbado cantando".

- Pô Júlio! Essa é a saideira, você - no meio da frase gritos de um bêbado que atrapalhadamente canta o refrão de um samba que poucos lembram, mas traz ao pobre coitado que carrega uma garrafa vazia na mão alguma saudade do tempo em que era mais que um bêbado cantando, atrapalham a conversa dos dois - Já bebeu de mais... e acho que eu também!

- Tá tudo escrito Jorge. E eu já disse como tudo acaba. É muito chato isso!

- Escrito aonde?

- No fundo do copo que virou em cima da mesa. Já imaginou se você fizesse parte de uma história que já está escrita?

- Olha... na verdade não. Mas minha mãe sempre me disse que Deus é que escreve o nosso destino.

- Mas nos faz ter a impressão de liberdade.

- É... isso é.

- Só que agora por exemplo é a hora que você espirra.

Jorge espirra.

- Virge! Mas isso só pode ser um dom de Deus rapaz!

- Ou uma maldição. Acho que o futuro se mostrou à pessoa errada, porque nada me anima em saber o que vai acontecer.

- Mas por que não? Tem tanta gente que paga tão caro que prever o futuro...

- Mas já digo pro senhor, é muito melhor ter a impressão de liberdade. Principalmente quando a gente sabe que está numa história curta e ela já está acabando...

- E por que já está acabando?

- Porque é isso que você pergunta antes do barulhão, da gente se levantar, olhar lá fora e fim...

- Ah Julião, melhor você ir - mas Jorge não termina a frase. Um barulho ensurdecedor enche o bar. Assustados eles se levantam e vão até à porta para olhar para fora. Nesse instante uma grande luz tomou todo o recinto e nunca mais se ouviu falar neles.

Um comentário:

"Cris" Mimar e Adocicar disse...

Sempre me perguntei se chá de lírio faz isso?