quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Balcão de Dúvidas e Sugestões

Elza se sentia perdida no aeroporto e viu a placa que dizia "Balcão de Dúvidas e Sugestões".
Se dirige à pequena bancada branca encontrando atrás dela uma velhinha de óculos redondos.Sentindo-se mais segura ela pergunta para a velhinha:

- Com licença, a senhora pode me ajudar?"

A velhinha responde:
- Espero que sim minha filha, se bem que as pessoas hoje em dia preferem o balcão de certezas...

- Olha, eu tenho um vôo, mas não sei que horas ele parte. - ela disse.

- E pra onde você quer ir?

- Para Bostom.

- Não não minha filha, não perguntei pra onde você tem que ir, mas sim pra onde você quer ir...
O que você acha de Florianópolis?

- Olha, eu só quero saber... - a jovem começou a retrucar, mas lembrou-se de Florianópolis, lembrou-se da sua mãe... já fazia anos que elas não se falavam, desde que ela decidiu ir para São Paulo fazer faculdade - como você sabe?

- Não sei, só te dei uma sugestão e uma dúvida...

- Que tipo de brincadeira é essa? Esse atendimento está cada vez pior! Tudo culpa do governo e da crise aérea...

- Acho que por piores que sejam os problemas na China, os nossos problemas internos são sempre maiores.

Elza agora estava perplexa. Por que diabos aquela velhinha estava dizendo aquilo...
- Mas que diabos você está dizendo?

- Oras, você veio no balcão de dúvidas e sugestões, e é exatamento o que eu estou te oferecendo. E você há de concordar comigo que você precisa ir pra Boston, mas bem que queria ir pra Florianópolis...

- Ah, mas na vida nem sempre podemos fazer o que a gente quer fazer.

- Mas com certeza sua mãe quer te ver... ela morre de medo de algo acontecer com você.

- Eu sei, mas já comprei a passagem pra Boston e preciso me apressar se não vou perder dinheiro!

- É o preço da saudade.

- É o mundo moderno.

- Mas as mães continuam a amar como antigamente...

Aquilo não era justo. Ela passou 5 anos de faculdade mais dois anos de especialização ignorando a última briga. As ofensas, o empréstimo e a saída às pressas.Agora ela tinha vencido na vida, o passado já tinha sido enterrado...

- Já já quem vai ser enterrada é ela, ou você acha que ela viverá pra sempre?

- Mas... mas... a empresa em Boston...

- Algumas oportunidades são mais importantes que as outras.

- Mas tem o contrato...

- Você sabe que cada decisão que você toma muda pra sempre não só a sua vida, como o mundo todo...

- Você me deixa confusa!

- Você que procurou as dúvidas e sugestões... por isso que as pessoas preferem as certezas.

- Quando sai o vôo pra Florianópolis?

- Sai às treze horas do portão doze. De lá sai um vôo pra Nova Iorque amanhã às oito e meia com integração para Bostom. Tenha uma boa viagem e uma ótima vida. Nos vemos daqui a muitos anos no espelho. Mande lembranças para a minha mãe, porque quando eu tive que escolher, escolhi errado e fiquei sabendo que ela morreu só quando cheguei em Bostom.

Um comentário:

"Cris" Mimar e Adocicar disse...

Que velhinha macabra O.o ...
???
Que medo do futuro, ainda bem que não quero ir para Boston!
:P