segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sobre os Professores

O velho aluno e em breve novo mestre entra na sala escura. Seu mestre o espera na cama em que a morte o espera.
O aluno respeitosamente se ajoelha ao lado do mestre. Em breve ele devrá ensinar os jovens do templo.

Com dificuldade o mestre pergunta:

- O que você aprendeu comigo, aluno?

O aluno humildemente responde:

- Tudo meu mestre. Tudo que sei aprendi contigo, desde que era apenas uma criança!

O rosto do velho mestre se mostra um tanto quanto decepcionado. Ele diz:

- Não aluno. Você não aprendeu nada comigo.

O aluno consternado responde:

- Você quer dizer que eu fui um mau aluno?

- Claro que não, se não fosse bom aluno, e se eu não o julgasse bom mestre, jamais te escolheria como meu sucessor. Mas o que estou a dizer é que não aprendeste comigo.

- Não compreendo mestre.

Segurando o braço do aluno o mestre responde:

- Receba minha última lição. Um mestre não pode ensinar. Ele pode só pedir que o seu aluno perceba que o que está dentro dele é maior do que ele pensava.

Em silêncio o aluno sai da sala, agora como mestre.

2 comentários:

Nelson disse...

O mestre é mestre porque tem uma capacidade de aprender maior do que a do aluno, assim, o que ele realmente ensina, através da sua atenção e presença, é essa disposição de estar sempre valorizando e aproveitando todos os elementos e situações para o seu próprio aprendizado, e por consequência o de todos.
Esse exercício de buscar o verdadeiro valor das coisas, é um contínuo aprofundamento que nos leva ao Conhecimento Direto. Do Coração.
Aprender é Recordar.

Eva disse...

Oi Robinson,estou seguindo teu blog,não encontrei o painel de seguidores...mas cliquei no seguir. Os grandes mestres merecem meus aplausos, eles tem influencia definitiva na vida do aluno, mas precisa ter muita resiliência as pressões sociais e politicas.E muito talento, é uma das profissoes que mais exige do profissional mas o retorno humano é impagável tamanho o valor. Sou grande admiradora desse profissional.O mestre dá o caminho o aluno tem que desbravar. Este texto exemplifica muito bem a humildade necessária para um mestre, o amor pelo ser humano e a crença nas possibilidades que podem ser despertadas.abraços.